COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
Desde 2006, o Hospital Pequeno Príncipe promove a campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças, com o objetivo de dar visibilidade às ações de enfrentamento da violência realizadas pela instituição. Essas ações incluem a produção de manuais, palestras educativas, livros e mobilizações direcionadas a profissionais da saúde e da educação, ao público infantojuvenil, pais, responsáveis e à comunidade em geral. São iniciativas que contribuem para a identificação dos sinais de violência e incentivam a denúncia de casos suspeitos, além de fortalecer os movimentos de proteção já existentes.
No Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, essa causa ganha ainda mais destaque, reforçando a importância do cuidado, da proteção e da denúncia diante de qualquer suspeita de maus-tratos — uma responsabilidade que deve ser assumida por toda a sociedade.
Nesse contexto, no dia 14 de maio, o Multiplica PP promove a aula aberta "Combate à Violência Infantil", com o propósito de fomentar ambientes seguros em casa, na escola e na comunidade. Educação, conscientização e apoio às famílias são fundamentais para construir uma base sólida de prevenção à violência infantil. É essencial que todos saibam reconhecer os sinais de alerta que podem indicar situações de risco. Durante a aula, será discutido como identificar esses sinais e de que forma profissionais, pais e membros da comunidade podem agir precocemente diante de possíveis casos de violência.
Público-alvo: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, multiprofissionais da saúde, educadores, pedagogos, acadêmicos, pais e responsáveis.
Diferenciais
Diferenciais
Desde 2006, por meio do Programa Proteger, o Hospital Pequeno Príncipe oferece acompanhamento psicológico para crianças e adolescentes vítimas de violência, inclusive após a sua alta hospitalar. Os profissionais do Serviço de Psicologia realizam consultas periódicas, a partir dos encaminhamentos realizados pelas equipes clínicas, e dão suporte tanto para as crianças quanto direcionamento para seus responsáveis.
O Pequeno Príncipe foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista norte-americana Newsweek. Das 250 organizações que compõem o rol, 13 são brasileiras – e só o Pequeno Príncipe está fora do estado de São Paulo. No ranking geral, considerando os hospitais de todo o mundo, o Pequeno Príncipe subiu duas posições em relação ao ano anterior, ficando em 78.º lugar.
BRUNO JARDINI MADER
Palestrante
MARIA CRISTINA DA SILVEIRA
Palestrante
ROSANE BAPTISTA
Palestrante
VICTOR HORÁCIO
Moderador
COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
Data: 14 de maio – quarta-feira
On-line ao vivo
Início: 19h30
Duração: 1h
Gratuito com certificado