BEXIGA NEUROGÊNICA:
TRATAMENTO CLÍNICO E FISIOTERAPÊUTICO
A mielomeningocele é uma das malformações congênitas mais comuns no mundo. Ocorre do defeito no fechamento do tubo neural do feto, que causa diversas complicações neurológicas e médicas ao longo da vida. Quase todos os pacientes com mielomeningocele apresentam a disfunção chamada de bexiga neurogênica. Isso pode afetar a continência urinária e a qualidade de vida, além de levar a piora progressiva da doença nos rins, ureteres e bexiga, até gerar doença renal crônica com necessidade de hemodiálise quando não acompanhada direito.
A aula aberta Bexiga Neurogênica: Tratamento Clínico e Fisioterapêutico, do Multiplica PP, traz para discussão a importância do diagnóstico precoce dessa disfunção e como e por que fazer o encaminhamento para a fisioterapia pélvica, focando sempre na melhora do controle da bexiga e na qualidade de vida do paciente. Abordaremos as diferentes técnicas aplicadas, quais são as melhores de acordo com a condição de cada paciente e quais os benefícios gerados. O tratamento da bexiga neurogênica é individualizado e deve ser conduzido sempre por uma equipe multidisciplinar, incluindo pediatra, urologista, fisioterapeuta e outros profissionais de saúde.
Público-alvo: pediatra, clínico geral, médico da família, residente e acadêmico da saúde, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e educador físico.
Diferenciais
Diferenciais
O Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento especializado em mielomeningocele desde 2012 e oferece atendimento multidisciplinar com o objetivo de garantir a melhora da qualidade de vida do paciente e de seus familiares. No Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Principe, esses pacientes têm acesso a sessões de fisioterapia em solo, fisioterapia com realidade virtual, fisioterapia aquática, psicologia, terapia ocupacional, além de apoio e orientações do Serviço Social.
O Pequeno Príncipe foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista norte-americana Newsweek. Das 250 organizações que compõem o rol, 13 são brasileiras – e só o Pequeno Príncipe está fora do estado de São Paulo. No ranking geral, considerando os hospitais de todo o mundo, o Pequeno Príncipe subiu duas posições em relação ao ano anterior, ficando em 78.º lugar.
KAREN PREVIDI OLANDOSKI
Moderadora
PAULA GRIPP
Palestrante
BEXIGA NEUROGÊNICA:
TRATAMENTO CLÍNICO E FISIOTERAPÊUTICO
Data: 23 de julho – quarta-feira
On-line ao vivo
Início: 19h30
Duração: 1h
Gratuito com certificado